Don’t _miss

Wire Festival

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam blandit hendrerit faucibus turpis dui.

O que você está procurando?

>Programação

Programação

A programação completa estará disponível a partir de fevereiro de 2020. Abaixo detalhamento dos temas que serão abordados durante o evento:

SEGURANÇA PÚBLICA

Quais são as tecnologias mais inovadoras para segurança pública que estão fazendo diferença no combate à criminalidade no Brasil e no mundo?

A segurança pública é o estado de normalidade que permite o usufruto de direitos e o cumprimento de deveres, constituindo sua alteração ilegítima uma violação de direitos básicos que produz eventos de insegurança e criminalidade. É um processo sistêmico, pela necessidade da integração de um conjunto de conhecimentos e ferramentas estatais que devem interagir a mesma visão, compromissos e objetivos. Deve ser também otimizado, pois dependem de decisões rápidas, medidas saneadoras e resultados imediatos. Neste aspecto, a utilização da tecnologia no aperfeiçoamento da segurança pública é fundamental para o combate à criminalidade.

Sistemas de comunicação e inovações tecnológicas no combate à criminalidade, uso de tecnologia e estratégia no combate aos atentados, inteligência aplicada a investigação criminal, tecnologia na gestão de políticas públicas, combate ao crime com o uso das tecnologias de comunicação móvel de dados, Big Data de biometria para combater vulnerabilidade de sistemas informatizados, transformação da segurança pública com inteligência artificial focada em monitoramento, operação e gestão são algumas das tecnologias aplicadas para segurança pública.

FRONTEIRAS

Quais são as tecnologias para a vigilância de fronteiras que estão sendo utilizadas no Brasil e no mundo?

O Brasil tem 16.866 quilômetros de fronteiras terrestres, o que representa cinco vezes e meia a extensão da divisa entre Estados Unidos e México.
O dado, por si só, já mostra o desafio que é vigiar esses limites de modo a impedir a entrada de drogas e armas no país. Para garantir a segurança na terceira maior fronteira do mundo, a utilização da tecnologia e inteligência são fundamentais para o controle efetivo destas fronteiras. Um bom exemplo foi dado durante a Rio-2016, com a integração das forças de segurança e a cooperação com os serviços de inteligência de outros países. Graças a esse trabalho, a Polícia Federal conseguiu prender suspeitos de planejar atos terroristas durante os Jogos.

CRIMES CIBERNÉTICOS

Quais são as tecnologias utilizadas para o combate à prática de crimes na internet?

A Polícia Federal busca acompanhar o avanço tecnológico para investigação de crimes cibernéticos, já que o mundo passa por um processo constante de virtualização das relações. As interações das pessoas com seus bancos, com seus trabalhos e com outras pessoas são permeadas por plataformas digitais, aplicativos para smartphone e mídias sociais. Da mesma forma, o crime também está inserido no ciberespaço.

Segundo o Relatório Anual de Ameaças Virtuais da Norton, provedora global de soluções de segurança cibernética, os ataques digitais tiveram, em 2016, aumento de 10% em relação ao ano anterior. O documento informa que, no Brasil, ao menos 42,4 milhões de pessoas foram afetadas por crimes cibernéticos, sendo que o prejuízo total dessa prática para o país foi de US$ 10,3 bilhões.

SENSORIAMENTO REMOTO

Como o sensoriamento remoto está sendo utilizado no monitoramento da segurança no Brasil?

O sensoriamento remoto promete apoiar a obtenção do aumento de eficiência na aplicação das políticas de segurança pública nas cidades e fronteiras brasileiras. Além disso, o uso da tecnologia de sensoriamento remoto também é utilizado no controle dos desmatamentos; no combate à biopirataria; na proteção dos parques nacionais; no monitoramento da ocupação e o uso do solo; na proteção das reservas indígenas; na defesa das áreas de fronteira e na proteção dos recursos minerais estratégicos, tornando-se uma tecnologia imprescindível no combate à criminalidade.

SMART CITIES

Como a tecnologia e inovação aplicada para a segurança está sendo considerada no desenvolvimento das smart cities no Brasil e no mundo?

Plataformas inteligentes de vídeo-monitoramento são uma das principais tendências no desenvolvimento de cidades inteligentes. Os centros de controle possibilitam a coleta de informações em tempo real e otimizam a eficiência na gestão das cidades. É possível otimizar processos e fornecer uma visão unificada de todas as operações, reduzindo riscos e aumentando a segurança.

Além disso, a Internet das Coisas (IoT) tem o potencial de adicionar US $ 352 bilhões à economia brasileira até o final de 2022, segundo estudo recente realizado pela Cisco. Sem dúvida, o IoT terá um papel fundamental para criar nas cidades um ecossistema conectado, automatizando a coleta de dados e integrando as informações. Entretanto, é preciso pensar na segurança destas informações.

PATROCÍNIO DIAMANTE

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO BRONZE