Don’t _miss

Wire Festival

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam blandit hendrerit faucibus turpis dui.

O que você está procurando?

>Palestrantes

Palestrantes

Alesandro Gonçalves Barreto

Alesandro Gonçalves Barreto

Cargo: Delegado de Polícia Civil e Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas
Instituição: Ministério da Justiça e Segurança Pública
Palestra: ”Importância da Cooperação Iniciativa Privada X Poder Público, no enfrentamento à criminalidade cibernética”


Alessandro Gonçalves Barreto é Delegado de Polícia Civil no Piauí. Graduado pela Universidade Regional do Cariri (1998). Pós-graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Diretor da Unidade do Subsistema de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí de 2005 até 2016. Integrou o Grupo de Trabalho que revisou a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. Professor de Cursos de Inteligência Cibernética pela SENASP e SEOPI, professor na Academia de Polícia Civil das Disciplinas Inteligência de Segurança Pública e Investigação Policial. Professor convidado da UNAULA (Universidade Autônoma Latino Americana de Medellín – Colômbia) e nas Escolas de Magistratura do Mato Grosso, Paraíba e Bahia. Colaborador eventual da SESGE-MJ e Coordenador do NUFA – Núcleo de Fontes Abertas – da Secretaria Extraordinária para Segurança de Grandes Eventos do Ministério da Justiça durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Coordenador Geral de Contrainteligência da Diretoria de Inteligência e posteriormente colaborador eventual da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Coordenador-Geral Substituto da Polícia Judiciária e Perícia da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Servidor mobilizado na Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Autos de diversos livros jurídicos sobre crimes cibernéticos. Co-autor dos livros: Cybercards, Manual de Investigação Cibernética, Investigação Digital em Fontes Abertas; Vingança Digital, Deep Web.

Anderson Gustavo Torres

Anderson Gustavo Torres

Cargo: Delegado de Polícia Federal Secretário Segurança Pública do Distrito Federal
Instituição: Distrito Federal
Palestra: ”Os Desafios Tecnológicos e as Oportunidades para a Segurança Pública”


É delegado da Polícia Federal com experiência em Ciência Policial, Investigação Criminal e Inteligência Estratégica. Coordenou as principais investigações voltadas ao combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal, em Roraima, entre 2003 e 2005.
Entre 2007 e 2008, coordenou toda a atividade de inteligência da Polícia Federal na repressão a organizações criminosas de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Teve sob sua responsabilidade a administração da parte técnica e logística da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal e suas congêneres regionais entre 2008 e 2011.
Participou também, até 2011, de investigações internacionais em conjunto com os adidos policiais de outros países, radicados no Brasil, que atuam no combate a grandes organizações criminosas.
Nos últimos anos, dedicou-se a coordenar atividade parlamentar na Câmara dos Deputados voltada para as Comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, além da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Anderson Torres assessorou, ainda, o trabalho de duas Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito, no Congresso Nacional.

Cristiano Barbosa Sampaio

Cristiano Barbosa Sampaio

Cargo: Secretário de Segurança Pública e Presidente do CONSESP
Instituição: Tocantins
Palestra: ”Os Desafios Tecnológicos e as Oportunidades para a Segurança Pública”


Delegado de Polícia Federal e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública – Consesp, Cristiano Barbosa Sampaio é especialista em Direito Processual Civil e Processual Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Antes de assumir o cargo na Polícia Federal, em 2003, onde também atuou como superintendente regional no Maranhão e foi coautor do Manual de Planejamento Operacional da Polícia Federal (2007), foi juiz de direito no Estado da Bahia. Exerceu os cargos de diretor de operações e secretário substituto na Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, órgão onde foi responsável ainda pela Coordenação Nacional de Segurança Pública da Copa do Mundo 2014 e Coordenação de Segurança Pública dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Rio de Janeiro. Em 2017, atuou como secretário substituto da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Entre os anos de 2017 e 2018, exerceu as funções de secretário adjunto e, posteriormente, de secretário de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (DF), onde presidiu o Comitê Executivo do Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, política pública que resultou na redução de mais de 38% dos homicídios e mais de 20% dos crimes contra o patrimônio na Capital Federal. Ainda em Brasília-DF, participou das discussões para criação do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP, da Política Nacional de Segurança Pública e das discussões para criação do Plano Nacional de Segurança Pública, em 2018, no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Edison Ambrósio

Edison Ambrósio

Cargo: Diretor de Vendas para Governo
Instituição: Motorola
Palestra: ”Como as soluções integradas estão revolucionando o futuro das missões críticas”


Há 20 anos na Motorola Solutions, Edison Ambrosio atualmente é Diretor de Vendas para Governo, sendo responsável pelo desenvolvimento de novos negócios no setor de Defesa & Governo Federal, além de liderar o desenvolvimento de novos redes de comunicação de banda larga (4G/LTE) para o mercado de governo no Brasil.

Eduardo Negreiros

Eduardo Negreiros

Cargo: Diretor de vendas
Instituição: Cellebrite
Palestra: ”Rastreando Criptomoeda e resolvendo os desafios da investigação criminal com a inteligência digital”


Eduardo Negreiros é Diretor de Vendas da Cellebrite para contas estratégicas na América Latina. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de segurança e transformação digital, é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília.

Edvandir Felix de Paiva

Edvandir Felix de Paiva

Cargo: Delegado de Polícia Federal e Presidente da ADPF
Instituição: PF e ADPF


Edvandir Felix de Paiva é o atual presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), empossado no dia 04 dezembro de 2017 para gestão até 04 de dezembro de 2019. Policial desde fevereiro de 2002, inicialmente na Polícia Civil do Distrito Federal. Delegado de Polícia Federal desde 2007. Tomou posse e entrou em exercício na Delegacia de Polícia Federal em São José do Rio Preto/SP. Em 2010, foi convidado a trabalhar na Corregedoria-Geral de Polícia Federal, em Brasília, onde atuou nas Coordenações de Disciplina e de Assuntos Internos. Em 2015, foi convidado a trabalhar na Divisão de Repressão a Crimes Previdenciários da Coordenação-Geral de Polícia Fazendária, onde permaneceu até a posse na presidência da ADPF.

Elvis Aparecido Secco

Elvis Aparecido Secco

Cargo: Delegado de Polícia Federal e Coordenador Geral de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas
Instituição: Polícia Federal
Palestra: ”Investigação Patrimonial no Tráfico de Drogas e Tecnologia”


Experiência de mais de 22 (vinte e dois) anos na coordenação, planejamento e execução de operações policiais destinadas a ações de combate ao tráfico de drogas, desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro.
Supervisor do Grupo Especial de Investigações Sensíveis da PF em Londrina/PR em Londrina/PR até o ano de 2018, tendo sido responsável por Operações como FERRARI, QUIJARRO e SPECTRUM e suas diversas fases, todas voltadas para o combate ao tráfico internacional de drogas com foco primordial na lavagem de dinheiro e desarticulação financeira do Crime Organizado em solo nacional e internacional;
Coordenador/responsável pela da Operação SPECTRUM que no ano de 2017 levou a cabo a prisão daquele que era considerado o traficante 01 da América do Sul, LUIZ CARLOS DA ROCHA, vulgo “CABEÇA”, foragido da justiça há 30 anos e impôs um recorde histórico de sequestro patrimonial de aproximadamente R$ 980.000.000,00 em solo nacional até o presente momento.
Coordenador/responsável pela Operação Internacional que em abril de 2020 levou à prisão GILBERTO APARECIDO DOS SANTOS, o “fuminho”, criminoso violento, ligado ao PCC, número 01 da lista de procurados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Membro da cúpula da facção criminosa PCC, considerado o maior traficante do Brasil e um dos influentes da América do Sul, com ramificações em diversos países do globo terrestre, radicado nos último 2 (dois) anos na África do Sul;
Coordenador/responsável pela megaoperação de repatriação de GILBERTO APARECIDO DOS SANTOS, o “fuminho”, a partir de sua expulsão do solo de Moçambique, operação de caráter secreto orquestrada entre a Polícia Federal, FAB e Ministério das Relações Exteriores.
Experiência de 4 meses como Oficial de Ligação na fronteira Estados Unidos/México atuando como representante da PF no Fusion Center de El Paso/Texas/USA, onde atua representantes de outros países e de dezenas de agências estadunidenses de combate ao crime organizado.

 

Esther Querat

Esther Querat

Cargo: Gerente de Negócios
Instituição: Airbus Defence and Space – Intelligence
Palestra: ”Compreender, decidir e conectar: Imagens de satélites multiresoluções e sistemas inteligência como componentes estratégicos”


Há 6 anos na Airbus Defence and Space e mais de 12 anos de experiência em sensoriamento remoto e cartografia, Esther Querat é atualmente Gerente de Negócios para o portfólio Intelligence no Brasil, atuando especialmente em desenvolvimento de soluções para Governo, convivendo com as experiências de clientes Airbus ao redor do mundo no que se refere ao uso de observação da Terra e os seus ganhos de inteligência para tomada de decisão.

Fernando Ballalai Berbert de Castro Junior

Fernando Ballalai Berbert de Castro Junior

Cargo: Delegado de Polícia Federal e Chefe da Divisão de Controle de Imigração e Segurança de Fronteira
Instituição: Polícia Federal
Palestra: ”Novas tecnologias no controle migratório: perspectivas no aumento da segurança, eficiência e uso como ferramenta investigativa”


Delegado de Polícia Federal, Brasileiro, nascido aos 22 de abril de 1974
Bacharelado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Tornou-se Delegado de Polícia Federal em 2002. Assumiu em junho de 2019 a chefia da Divisão de Controle de Imigração e Segurança de Fronteiras, tendo, anteriormente, sido chefe da Divisão de Alertas e Restrições, bem como ocupou o cargo de Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência do Estado da Bahia, unidade que ocupou as seguintes chefias: Delegacia de Repressão a Entorpecente; Delegacia de Repressão a Crime Financeiros, Delegacia de Combate a Crimes Contra Meio-Ambiente e Patrimônio Histórico e, Delegacia de Repressão a Crime Previdenciários e Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários, tendo, no exercício das citadas chefias sido responsável por diversas operações de grande repercussão (operações especiais de polícia judiciária). Atuou, ainda, nas operações de segurança para grandes eventos como Presidente da Presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil do Estado da Bahia, Coordenador Regional para Grandes Eventos da Superintendência da Polícia Federal na Bahia e Coordenador Setorial da Regional Olímpica do Maracanã nas Olimpíadas Rio 2016, pela Secretária Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos/MJ.

Franco Perazzoni

Franco Perazzoni

Cargo: Delegado de Polícia Federal e Especialista em Inteligência Geoespacial
Instituição: Polícia Federal
Palestra: ”Geotecnologias Aplicadas à Investigação Criminal e Segurança Pública”


Delegado de Polícia Federal desde 2006.
Atualmente exerce as funções de chefe da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros em Brasília-DF.
Foi chefe da Delegacia de Crimes Ambientais em Cuiabá/MT (2006-2011), supervisor do Grupo de Análise e Geointeligência (GAGeo) da Divisão de Crimes Ambientais em Brasília/DF (2011-2014), Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado no Estado do Amazonas (2014-2016) e chefe da unidade de Geointeligência da Diretoria de Inteligência Policial (2019-2020).
Foi chefe da Divisão de Polícia Fazendária da Polícia Federal (2016-2018), tendo nesse período participado com sua equipe de projetos e atividades agraciados com premiações pela Associação dos Juízes Federais (II e III Prêmios AJUFE – 2017 e 2018) e a Medalha Nacional do Mérito Educativo (Grau de cavaleiro – Presidência da República).
Doutorando em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento (defesa de tese relacionada ao uso de geointeligência e ciência de dados no combate a crimes ambientais designada para dez/2020).
As pesquisas desenvolvidas no âmbito do doutorado lhe renderam a obtenção do “GEOINT College Certificate”, conferido pela United States Geospatial Intelligence Foundation – USGIF.
Mestre em Ciência & Sistemas de Informação Geográficas (2013).
Especialização em Ciências de Dados e Big Data (2020).
Especialização em Ciência Policial e Investigação Criminal (2012).
Especialização em Ciências Penais (2009).
Especialização em Direito Ambiental (2006).
Possui graduações em Direito (2003), Administração (2018) Gestão Ambiental (2013) e Comércio Exterior (2016).
Professor, conteudista e tutor de cursos de formação, aperfeiçoamento profissional e pós-graduação ministrados pela Academia Nacional de Polícia e Escola Superior de Polícia.
É autor e coautor de livros e artigos nas áreas de polícia judiciária e investigação criminal, com ênfase no uso de novas tecnologias.

Gabriel Wichrowski

Gabriel Wichrowski

Cargo: Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios – Governos e Biometria
Instituição: SITA
Palestra: ”Segurança no Controle de Fronteiras – Tendências e Tecnologia”


Responsável pela área de desenvolvimento de negócios para governos e biometria da SITA para o continente americano, Gabriel tem mais de dez anos de experiência em gestão de fronteiras e tecnologias biométricas. Sua área de expertise inclui sistemas de controle migratório, API/PNR, análise de risco, automação de fronteiras e sistemas biométricos para processamento de passageiros. Está sediado em Atlanta, e possui vinte anos de experiência internacional, viveu em 5 países e trabalhou em projetos para clientes ao redor do mundo.

Gilad Sahar

Gilad Sahar

Cargo: Diretor de Negócios
Instituição: Divisão Contra-UAV do Grupo NSO
Palestra: ”Drones – As ameaças do novo mundo!”


Gilad Sahar é atualmente Diretor de Negócios na divisão Contra-UAV do Grupo NSO, que desenvolve uma plataforma de cibersegurança para a tomada e aterrissagem de drones desonestos ou maliciosos.
Gilad é o Co-fundador e ex-CEO da Convexum, que foi adquirida pelo NSO Group. Ele tem vasta experiência como líder em projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados à engenharia reversa de protocolos; datada de seu serviço na unidade de inteligência de elite 8200 da IDF, durante a qual ganhou vários elogios por suas realizações.

Giovani Thibau

Giovani Thibau

Cargo: Sócio Presidente
Instituição: Techbiz
Palestra: ”Uso de fontes públicas para enriquecimento de informações em inteligência policial”


Presidente da TechBiz Forense Digital, possui 35 anos de experiência em Tecnologia da Informação. Estudou Eletrônica Digital no CEFET-MG e é Engenheiro de Sistemas formado pela Microsoft. Graduado em Engenharia Civil pela FUMEC-MG e Pós-graduado em Gestão Comercial e Marketing pela FGV. Especialista em segurança da informação há 20 anos e em Investigação Digital Aplicada há 15 anos.
Fundador da TechBiz Forense Digital, ajudou a comunidade brasileira a construir os mais avançados laboratórios de investigação e perícia digital, bem como sistemas de Defesa e Segurança Cibernética.

Greison Moreira de Souza

Greison Moreira de Souza

Cargo: Coordenador de Informação Territorial
Instituição: Centro de Monitoramento Remoto da FUNAI
Palestra: ”O papel do Centro de Monitoramento Remoto (CMR) no apoio a proteção das Terras Indígenas”


Coordenador de Informação Territorial e Coordenador do Centro de Monitoramento Remoto da Funai.
Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.
Engenheiro Florestal graduado pela Universidade de Brasília (UnB).

Gustavo Mendanha

Gustavo Mendanha

Cargo: Prefeito
Instituição: Aparecida de Goiânia
Palestra: ”Implementando uma Cidade Inteligente – Case de Aparecida de Goiânia”


Atual prefeito de Aparecida de Goiânia.
Gustavo Mendanha é formado em Educação Física pela Universidade Católica de Goiás e com forte atuação na área social. Seus trabalhos em prol dos mais carentes são conhecidos em Aparecida de Goiânia e no mundo. Em 2006, esteve em Angola, África, onde passou um mês trabalhando junto com a população que vive em situação de miséria naquele país. Gustavo luta por benefícios sociais, pelo esporte e pela cultura de Aparecida.
Iniciou na política seguindo os passos do pai, Léo Mendanha, que foi deputado estadual por Goiás. Ao acompanhar o trabalho político do pai, desenvolveu o anseio de ajudar ao próximo e decidiu disputar sua primeira eleição em 2009. Gustavo Mendanha foi eleito então para seu primeiro mandato como vereador por Aparecida de Goiânia. Ao ingressar na Câmara de Vereadores, dedicou-se a buscar benefícios para Aparecida de Goiânia, especialmente na área social, sempre tentando ajudar na construção de uma cidade melhor para se viver.
Apresentou vários projetos voltados para o esporte e a cultura do município, atrelados à temática social. A maior parte destes projetos foram aprovados e se tornaram realidade para a população de Aparecida.
Atento ao bom trabalho feito pelo vereador Gustavo Mendanha na Câmara Municipal, o prefeito Maguito Vilela convidou o jovem idealista para assumir a Secretaria de Esporte e Lazer de Aparecida de Goiânia.
Como secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Mendanha trabalhou em prol de valorizar os atletas que residem em Aparecida de Goiânia.
Gustavo também trabalhou na realização de diversos campeonatos esportivos e na democratização do esporte, com a instalação de Academias Abertas em praças públicas de Aparecida de Goiânia. A primeira academia aberta foi instalada na Avenida Independência, no Setor Village Garavelo, e este foi um de seus principais projetos.

Humberto de Sá Garay

Humberto de Sá Garay

Cargo: Consultor em Inteligência Cibernética, Proteção e Privacidade de Dados
Instituição: Dígitro Tecnologia S.A.
Palestra: ”Inteligência artificial aplicada a produção do conhecimento”


Humberto de Sá Garay, é consultor sênior em tecnologias de inteligência aplicadas à gestão de segurança pública, de defesa e corporativa. Pós-graduado em Inteligência Empresarial pela FGV, especialista em Políticas e Gestão da Segurança Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul é bacharel em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. É membro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados – ANPPD, Sócio fundador do Instituto Brasileiro de Segurança e Justiça – IBRASJUS e Diretor de Governança e Compliance do Instituto SAGRES – Política e Estratégia Aplicadas. Implantou e Administrou do Sistema Guardião do Estado do Rio Grande do Sul e da Procuradoria Geral de Justiça do mesmo estado.

Igor Calvet

Igor Calvet

Cargo: Presidente
Instituição: ABDI
Palestra: ”Fronteira Tech”


Igor Calvet é presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Foi Secretário Especial Adjunto do Ministério da Economia, e Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do extinto Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Também foi Chefe da Assessoria de Assuntos Regulatórios e Internacionais do Ministério da Saúde e analista de Negócios e Projetos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Durante a carreira de servidor público federal, integrou diversas comissões e comitês governamentais e de universidades. É doutorando e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília.

João Vianey Xavier Filho

João Vianey Xavier Filho

Cargo: Corregedor Geral
Instituição: Polícia Federal
Palestra: ”Modernização Tecnológica da Investigação na Polícia Federal”


Atual Corregedor Geral da Polícia Federal.
Bacharel em Direito, atuando desde 2002 como Delegado de Polícia Federal, tendo iniciado a carreira na Delegacia de Polícia Federal de Ilhéus – BA, na qual foi chefe substituto por 4 anos.
Entre os anos de 2007 e 2009, na Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado de Sergipe, chefiou a Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários e a Delegacia de Polícia de Imigração, bem como foi Representante Regional da Interpol naquele Estado.
Entre 2009 e 2014 atuou na Divisão de Repressão a Crimes Fazendários e no Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos, em Brasília/DF, tendo chefiado este último entre os anos de 2013 e 2014.
Chefiou a Divisão de Repressão a Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro da PF entre 2016 e 2018.
Chefiou a Divisão de Inteligência Policial da PF e respondeu pela Coordenação de Gestão Estratégica da PF, sendo também o responsável pela gerência do Projeto ePol (inquérito policial eletrônico) no âmbito da PF.
Foi Coordenador Geral de Inteligência – CGI/PF e Superintendente da Polícia Federal em Alagoas.

Jônatas Maximilian Leite

Jônatas Maximilian Leite

Cargo: Sócio Diretor
Instituição: VMI Security
Palestra: ”Inspeção Inteligente no Sistema Prisional Brasileiro e seu impacto na segurança pública”


Jônatas Leite é Sócio Diretor da VMI Security, sendo o Executivo responsável pela Gestão dos Canais de Vendas nos mais de sessenta países que a empresa tem atuação. Formado em Administração de Empresas, com dois MBA´s em Gestão Empresarial e Gestão Estratégica de Empresas de Saúde, possui 27 anos de experiência em Gestão Estratégica Empresarial, Gestão de Canais de Distribuição em escala global e Liderança de Equipes Multidisciplinares de Alta Performance. Em sua experiência, atuou por 16 anos na condução estratégica e expansão de negócios na área automotiva, 4 anos na Gestão de Grandes Grupos Empresariais na Área de Saúde e há 7 anos atua na VMI Security como Head of Global Sales, responsável pela Estratégia de Expansão e Gestão dos Canais de Distribuição em todo o mundo.

Leidivino Natal da Silva

Leidivino Natal da Silva

Cargo: CEO
Instituição: Stefanini Rafael
Palestra: ”Plataforma de fusão de dados para investigação criminal”


Leidivino Natal da Silva é CEO da Stefanini Rafael desde setembro de 2018 e diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais Explosivos e Agregados (Abimex). Possui ampla experiência em área de vendas para o mercado brasileiro e LATAM, tendo atuado em empresas multinacionais como Ericsson, Siemens e Vision-Box, auxiliando a alavancar negócios, adquirir novos clientes, ganhar mercado e mindshare por meio das atividades de marketing.
O executivo conta com grande conhecimento no mercado corporativo, atuando na definição de estratégia, posicionamento de mercado, geração de demanda, campanhas de vendas, ações de marketing, gerenciamento de produtos, brand equity e equipes multifuncionais, priorizando o cumprimento de metas e o Retorno sobre o Investimento (ROI) do negócio.
É formado em Engenharia Elétrica pela FEI (Faculdade de Engenharia de São Paulo) em 2002.

Leonardo Barros

Leonardo Barros

Cargo: Diretor Executivo
Instituição: Hex Tecnologias Geoespaciais
Palestra: ”Tecnologia Brasileira Transformando Dados de Satélites em Informações de Valor para Segurança e Defesa do Brasil”


Leonardo Barros – diretor Executivo da Hex – Tecnologias Geoespaciais. Possui mais de 20 anos de experiência na área comercial do mercado de tecnologia da informação. Frequentou os cursos de formação de oficiais da Marinha na Escola Naval, Administração de Empresas e Economia. Cursou Economia na Universidade Católica de Petrópolis e na PUC-MG. Trabalhou como executivo de renomadas empresas do setor de TI, onde desenvolveu grandes projetos e parcerias. Focou a sua atuação profissional no empreendedorismo e foi sócio de quatro startups do setor de tecnologia, como a Synos Technologies e Mobup.

Leonardo Souza

Leonardo Souza

Cargo: Gerente Executivo
Instituição: Spectra Systems
Palestra: ”Soluções de Segurança Eletrônica e suas Tendências”


Gerente Executivo da Spectra Systems, uma distribuidora e importadora que trabalha em parceria com as melhores marcas do segmento de Soluções de Segurança Eletrônica e Telecomunicações no mercado brasileiro. Formado em Engenharia da Computação e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 15 anos de atuação no mercado de telecomunicações e segurança eletrônica, tem sido um dos responsáveis pelo exponencial crescimento de vendas, desenhos de grandes projetos de segurança e disseminação de conhecimento em multi tecnologias integradas para o mercado.

Luciano Soares Leiro

Luciano Soares Leiro

Cargo: Delegado de Polícia Federal, Coordenador do Simpósio Internacional de Segurança e Vice-Presidente da ADPF
Instituição: PF e ADPF


Delegado de Polícia Federal
Pós-Graduado em Ciências Penais é Vice-Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal; Foi Responsável pelo Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Administração da Polícia Federal em Brasília e Coordenador do Grupo de Inquéritos do STF. É professor da Academia Nacional de Polícia.

Lucas Alves de Lima Barros de Góes

Lucas Alves de Lima Barros de Góes

Cargo: Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares
Instituição: Ministério da Justiça e Segurança Pública
Palestra: ”Emendas Parlamentares”


Ministério da Justiça e Segurança Pública – Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares (07/2017 – atual).
Ministério da Segurança Pública – Assessor Especial do Ministro para Assuntos Federativos e Parlamentares (02/2018 – 12/2018) – Acumulou interinamente, nos termos do art. 9º da MP 821/2018.
Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) – Assessor do Ministro para Assuntos Parlamentares (2016 – 2017).
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão) – Chefe da Assessoria Parlamentar do Ministro (2016).
Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF) – Membro titular do Conselho de Administração, representante do Ministério do Planejamento (2016 – 2017).
Controladoria-Geral da União (CGU) – Assessor do Ministro para Assuntos Parlamentares (2015).
Ministério da Economia (extinto Ministério da Previdência Social) – Secretaria de Políticas de Previdência – Servidor Público Federal efetivo da carreira previdenciária, tendo integrado Grupo de Trabalho responsável pela análise e julgamento, em 1ª e 2ª instâncias administrativas, de recursos interpostos contra o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), incidente sobre o cálculo da contribuição das empresas em atividade no Brasil (2011 – 2012*) *servidor cedido.

Luiz Fernando Ferreira Martins

Luiz Fernando Ferreira Martins

Cargo: Diretor de Segurança Institucional
Instituição: Banco do Brasil S/A
Palestra: ”Crimes Cibernéticos na era das Transações Instantâneas”


Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em 1984. No BB foi gerente executivo na área de segurança entre 2006 e 2020. Exerceu cargos de direção nos segmentos de varejo e atacado. É bacharel em administração e possui MBA Executivo em Gestão Avançada de Negócios pela UFMT. Possui ainda os cursos de extensão Formação Avançada de Gestores de Negócios pela UFRSG, Governança Corporativa pela Fifecafi/USP, Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos em Administração em nível de pós-graduação Lato Sensu. Certificado no Programa CEO da FGV. É titular na Comissão Executiva de Segurança Bancária da Febraban.

Luiz Péres

Luiz Péres

Cargo: Gerente de Vendas – Radiomonitoramento
Instituição: Rohde & Schwarz do Brasil Ltda
Palestra: ”Soluções de rádio monitoramento e radio localização em apoio a operações nas regiões de fronteira”


Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia , pós graduado em Gerência em Telecomunicações pela Fundação Getúlio Vargas – RJ. Atuou como capitão engenheiro militar no Exército Brasileiro até 2008, quando iniciou sua carreira no setor privado, sempre nas áreas de tecnologia e telecomunicações. Atualmente é o Gerente de Negócios da Rohde & Schwarz para o segmento governamental na área de rádio monitoramento.

Márcio Magno Carvalho Xavier

Márcio Magno Carvalho Xavier

Cargo: Delegado de Polícia Federal e Diretor de Inteligência
Instituição: DEPEN – Departamento Penitenciário Nacional


Delegado de Polícia Federal desde 2009 e Diretor de Inteligência Penitenciária do DEPEN.
Entre 1994 e 2008, trabalhou como Advogado Jr., Pleno e Sênior no Grupo Ultra. A partir de 2005 foi Coordenador Jurídico da área contenciosa judicial tributária, cível e trabalhista, da área preventiva e contenciosa trabalhista e da área de propriedade industrial e intelectual do Grupo Ultra, que é um grupo econômico nacional de grande porte, formado por empresas que atuam em diversos segmentos (industrialização e comércio de derivados de petróleo, petroquímico, transporte de produtos perigosos, informática, armazenagem, dentre outros).
Entre 2001 e 2008, foi sócio proprietário do Xavier e Magno Advogados Associados, onde elaborava e revisava peças processuais diversas, contratos, realizava confecção de pareceres, reuniões com clientes, consultoria, coordenação de advogados, estagiários e das áreas administrativa e financeira, dentre outras atividades atinentes à rotina de um escritório de advocacia, que tem por finalidade o patrocínio de processos judiciais e administrativos nas áreas cível (inclusive família e sucessões), trabalhista, previdenciária e tributária, para pessoas físicas e jurídicas.

Marco Antônio Costa Júnior

Marco Antônio Costa Júnior

Cargo: Presidente
Instituição: Fundação de Apoio a Pesquisa


Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília em 2005, Marco Antônio Costa Júnior é mestre em Economia pelo IBMEC/RJ (2005 – 2007) e formado no General Management Program (GMP) da Harvard Business School (2018). Experiente nas áreas de direção geral e gestão operacional, atuou por 13 anos (2007 – 2020) como diretor executivo no Grupo Serraverde, que opera nas áreas de energia, construção e rede de concessionárias de veículos e motocicletas. Lá foi responsável pela elaboração e execução de novos projetos e pelo estabelecimento de estratégia de operação de negócios. Também foi diretor da Associação dos Distribuidores de Automóveis Honda no Brasil (2016 – 2018). O gestor é fluente nas línguas inglesa e espanhola.

Marcos José Sarres de Almeida

Marcos José Sarres de Almeida

Cargo: CEO
Instituição: GoLedger


Sócio-Fundador da GoLedger, foi também fundador das empresas Aker (primeiro Firewall brasileiro), BlackBull e MoneyClip. Atua há mais de 27 anos como executivo no mercado de segurança em Brasília, sempre com um olhar inovador e com foco mercado futuro. Mentor de startups no Distrito Federal, frequentemente convidado para ser jurado em eventos na área, em especial hackathons.

Marcio R.E. Santo

Marcio R.E. Santo

Cargo: Fundador
Instituição: SafeBand


Marcio Santo, formado em Segurança do Trabalho. Atuando por 5 anos no gerenciamento de empresa de fomento mercantil.

Mariana Batista

Mariana Batista

Cargo: Representante
Instituição: Embaixada Britânica no Brasil – UK Defence and Security Exports
Palestra: ”Fundo de Defesa de Direitos Difusos”


Mariana Batista é formada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista, e integra o time da Embaixada Britânica desde 2017. Tendo trabalhado no Consulado em São Paulo, está atualmente no Consulado do Rio de Janeiro, à frente do setor de Segurança e Segurança Cibernética, parte do Ministério do Comércio Internacional Britânico no Brasil.

Nelbe Ferraz de Freitas

Nelbe Ferraz de Freitas

Cargo: Delegada de Polícia Federal e Vice-Diretora Regional
Instituição: ADPF/DF


Nelbe Ferraz de Freitas é Delegada de Polícia Federal, com mais de 13 anos de experiência. Foi Chefe da Delegacia de Imigração – Delemig da Polícia Federal na Superintendência do Amazonas. Em Brasília foi chefe da Delegacia de Controle de Armas e Químicos – Deleaq e Chefe do Núcleo de Correições. Entre 2015 e 2018 foi chefe da Divisão de Controle de Imigração e Segurança de Fronteiras da Polícia Federal. Desde 2009 é professora da Academia Nacional de Polícia. Atualmente é lotada no Serviço de Inquéritos , unidade dedicada à presidência de Inquéritos que envolvem investigados com prerrogativa de foro perante o STF e STJ. É ainda vice-diretora da ADPF regional DF.

Rogério Beltrão

Rogério Beltrão

Cargo: Sócio-Diretor Comercial
Instituição: Poly Defensor Indústria Química Ltda
Palestra: ”A nova geração de sprays não letais para os policiais do século XXI”


Rogério Beltrão é Sócio-Diretor Comercial da Poly Defensor Indústria Química Ltda.
Graduado em Administração de Empresas e Comércio Exterior
Pós-graduado em Negociação Internacional

Ricardo Carrion Mansano

Ricardo Carrion Mansano

Cargo:Executivo de Soluções para Governo
Instituição: Huawei Brasil
Palestra: ”Segurança Pública na era da Inteligência Artificial”


Grande experiência no mercado de Tecnologia da Informação atuando especialmente nas áreas de Software, Consultoria e Hardware. Expertise em Soluções para Governo como: Cidades Inteligentes, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Saúde e Educação. Atualmente é o Executivo de Soluções para Governo da Huawei Brasil.

Rolando Alexandre de Souza

Rolando Alexandre de Souza

Cargo: Delegado de Polícia Federal, Diretor-Geral da Polícia Federal
Instituição: PF
Palestra: ”Modernização Tecnológica da Investigação na Polícia Federal”


Delegado Chefe da INTERPOL no Estado de Rondônia – 2007;
• Chefe-Substituto da delegacia de Meio Ambiente em
Rondônia DELEMAPH/RO de 30/01/2008 a 23/06/2008
• Chefe do Núcleo de Operações da Polícia Federal em Rondônia de 24/06/2008 a
10/09/2009;
• Delegado da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros (DFIN) em Brasília de
set/2009 a 2015;
• Representante da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da PF na Estratégia
Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) – 2010 a
2014;
• Corregedor da Polícia Federal no Estado de Rondônia de 12/09/2014 a 22/06/2015
(DAS 101.1);
• Chefe do Serviço de Repressão a Desvios de Recursos Públicos da Polícia
Federal(sede/Brasília) de 12/09/2014 a 22/06/2015 (DAS 101.1);
• Representante da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da PF na Estratégia
Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro(ENCCLA) – 2016 a
2017;
• Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado de Alagoas de 06/02/2018 até
set/2019 (DAS 101.3);
• Secretário de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Inteligência do
Gabinete de Segurança Institucional, de setembro de 2019 até maio de 2020 (DAS
101.6).

Ronney Augusto Matsui Araujo

Ronney Augusto Matsui Araujo

Cargo: Delegado de Polícia Civil e Secretário Nacional de Segurança Pública Adjunto
Instituição: Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)
Palestra: ”Os desafios da política nacional de segurança pública: o papel da SENASP no combate à criminalidade”


Atual Secretário-Adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Entre 2019 – 2020 foi Diretor-Adjunto da Diretoria de Políticas de Segurança Pública;
2018 – Foi Coordenador Geral de Prevenção em Segurança Pública/DPSP.
Entre 2015 e 2018, foi Conselheiro e Colaborador – Conselho Nacional de Segurança Pública, CONASP, Brasil
Foi professor da Disciplina Ciência Política e Teoria Geral do Estado da Faculdade Alvorada entre 2012 e 2013
2010 – Departamento de Polícia Civil do Distrito Federal, PCDF – Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal. Em 2018 – Diretor da Divisão de Repressão a Roubos e Furtos; Entre 2017 e 2018 – Delegado-Chefe Adjunto da 30ª Delegacia de Polícia – São Sebastião; Entre 2015 e 2017 – Delegado de Polícia de Repressão a Homicídios.
Policial Rodoviário Federal – Departamento de Polícia Rodoviária Federal entre 2003 e 2010;
2008/2010 – Assessor Técnico de Gabinete; 2008/2010 – Corregedor Regional Substituto;
2007/2010 – Presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos;
2006/2010 – Presidência e Participação em Comissões de Processo Administrativo Disciplinar.

 

Sérgio Noé

Sérgio Noé

Cargo: Business Development Manager
Instituição: GEOSATIS LATAM
Palestra: ”Tecnologia a serviço da segurança pública e sistema penitenciário: Como contribuir para a reabilitação de infratores, usando precisão, qualidade e inovação suíças”


Sergio Noé é Business Development Manager da GEOSATIS LATAM, Administrador de Empresas, Especialização em Análises de Sistemas, MBA em Gerenciamento de Projetos, 30 anos de experiência profissional em tecnologia nas áreas de Educação, Administração Pública e Desenvolvimento de Software para governos e há 02 anos dedicado ao Monitoramento Eletrônico de pessoas.

Tânia Maria Matos Ferreira Fogaça

Tânia Maria Matos Ferreira Fogaça

Cargo: Delegada de Polícia Federal e Diretora-Geral
Instituição: Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN)
Palestra: ”O desafio do Sistema Penitenciário Federal”


Atual Diretora Geral do Departamento Penitenciário Nacional.
Delegada de Polícia Federal desde 2003.
Superintendente Regional de Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Norte Responsável pela Unidade de Assuntos Internos da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo.
Coordenadora substituta da Coordenação de Assuntos Internos COGER/PF.
Chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da CGCI/DIREX/PF.
Responsável pelo atendimento e formulação dos pedidos de Cooperação Policial Internacional na INTERPOL/CGCI/DIREX/PF.
Responsável pela Unidade de Combate a Crimes contra a Ordem Tributária e Econômica da CGPFAZ/DICOR/PF.
Chefe Substituta da Divisão de Estudos, Legislação e Pareceres da DGP/PF.
Presidente de Inquéritos Policiais e Responsável pela Unidade de Controle de Segurança Privada da Delegacia de Polícia Federal em Araraquara/SP – DPF/AQA/SP.
Presidente de Inquéritos Policiais e responsável pela Unidade de Polícia de Imigração na Delegacia de Polícia Federal em Presidente Prudente/SP – DPF/PDE/SP.
Coordenadora Operacional do Centro de Cooperação Policial Internacional da World Cup FIFA 2014.
Integrou o Grupo de Trabalho que idealizou o Inquérito Policial Eletrônico da Polícia Federal (ePol)

 

Tom H. Jones

Tom H. Jones

Cargo: Presidente da Research Electronics International – REI
Instituição: Berkana
Palestra: ”Vigilância Ilegal: a evolução das ameaças com exemplos e casos reais”


Em 1995, ele comprou 50% da Research Electronics International LLC, especializada no design e fabricação de equipamentos de detecção e contramedidas eletrônicas de espionagem. Tom serviu a REI nos últimos 25 anos como gerente geral / presidente, período durante o qual as vendas da empresa cresceram dramaticamente enquanto desenvolvia um mercado comercial mundial. A REI está no mercado há mais de 30 anos e é reconhecida como líder mundial na indústria de equipamentos de segurança técnica eletrônica. Este equipamento inclui produtos sofisticados, como analisadores de espectro, detectores de junção não lineares, detectores de banda larga e analisadores de linhas telefônicas. Os produtos REI são usados ​​principalmente por profissionais de segurança para proteger contra a perda de informações confidenciais, incluindo proteção de segredos comerciais, desenvolvimento de novos produtos, estratégias de marketing, informações financeiras, consultoria jurídica e novas estratégias de negócios. Devido à natureza deste equipamento, o mercado de equipamentos REI inclui agências governamentais, organizações policiais, pessoal de segurança corporativa e profissionais de segurança que têm uma necessidade e responsabilidade de proteger informações confidenciais.

Verochile da Silva Júnior

Verochile da Silva Júnior

Cargo: Coordenador
Instituição: DPPDD – Departamento de Projetos e Políticas de Direitos Difusos e Coletivos
Palestra: ”Fundo de Defesa de Direitos Difusos”


Cursando MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV-Brasília. Formado em Engenharia Eletrônica e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e em Direito pela Universidade Estácio de Sá. É Analista de Mercado de Capitais da Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Requisitado pelo MJSP para atuar como Coordenador de Políticas de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico do Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

Yochay Manoff

Yochay Manoff

Cargo: Vice Presidente
Instituição: Grupo NSO para Asia e Pacifico
Palestra: ”A mesma tecnologia que combate o crime, salva vidas!”


Yochay é Vice Presidente do Grupo NSO para Asia e Pacifico e Chefe da divisão de Contra UAV.
Quando se trata do domínio sobre Busca e Resgate, Yochay tem uma perspectiva única. E ao lado de sua carreira no Grupo NSO, Yochay também é Coronel e Comandante de Companhia na Unidade de Resgate Nacional de Israel (NRU).
Esta combinação excepcional proporcionou a Yochay não apenas o privilégio de participar das Delegações de Resgate ao Nepal (2015), México (2017) e Brasil (2019), mas também a oportunidade de ser o primeiro a implementar as soluções da NSO em operações de resgate.

PATROCÍNIO APRESENTADOR

PATROCÍNIO DIAMANTE

PATROCÍNIO OURO

PATROCÍNIO PRATA

APOIO INSTITUCIONAL